domingo, 25 de novembro de 2012

“O Brasílio conta sua história”

Participei do encontro entre ex-professores e alunos da Escola Brasílio Machado, na última sexta-feira,23. Iniciativa da Direção do Centro Educacional, na perspectiva de levantar dados que contribuam para a construção da Memória daquele centenário educandário.
O momento foi impar, pois foram as lembranças os principais protagonistas da cena.
Olhos lagrimejados e reencontros marcaram um sinal no tempo, que por momentos se distanciaram em caminhos galgados. E aqui retornaram para reafirmar essa tal importante educação.

O momento foi repleto de depoimentos feitos pelos presentes e registrado em vídeo pela ParanáEducativa e pelo Arquivo Público do PR, os quais deverão ser editados em vídeo e livro.
Me coube por sorteio a pauta sobre o “Movimento Comunitário em Defesa da Escola Brasílio Machado”, cujo participei como coordenador e acompanhei todos os passos na reconstrução física do prédio da escola, como também da sua elevação para Centro Educacional. A cópia do documento com mais de 4mil assinaturas foi entregue a Direção do estabelecimento, para que faça parte de sua memória recente.

Minha fala se resumiu no seguinte texto:

Escola Brasílio Machado/Momentos distintos:

1-     Em 15 de agosto de 1885 - Fundação da Casa Escolar Dr. Brasílio Machado (em homenagem Presidente da Província do Paraná, então Dr. Brasílio Augusto Machado de Oliveira).
2-     Em 1992 - Encerramento das atividades normais de ensino primário, com a Municipalização da educação no ensino básico. Passou somente a ofertar o Ensino Supletivo Fase II, no período noturno.
3-     Em 30 de junho de 2006 – Entrega das novas instalações e recuperação do prédio histórico e transformação em Centro Estadual de Educação Profissional Doutor Basílio Machado*.

*A reforma e a transformação em Centro Educacional, são frutos do anseio político da sociedade antoninense, que soube se organizar e se opor às intenções do Governo do Paraná - gestão 1999/2002 em encerrar as atividades da escola. A histórica assembléia comunitária realizada em 22 de julho de 2002, criou o Movimento Comunitário de Antonina, Pró Manutenção da Escola Estadual Dr. Brasílio Machado – Ensino Público, Gratuito e de Qualidade.

Quero aproveitar para agradecer a profa. Sueli Nico – Diretora do Centro Educacional, aos funcionários e alunos que não mediram esforços para a impecável realização deste encontro. E também aos internautas amigos do FB que acolheram meu chamamento.
Porque “tudo vale a pena... quando a alma não é pequena” já dizia o poeta.

Registros fotográficos:













Um comentário:

Comente com responsabilidade e se identifique.