quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

QUE FRUTA É ESSA?


Maçã-de-elefante (google)

QUE FRUTA É ESSA?

Na praça da Feira Mar, ou Romildo Gonçalves Pereira, existe uma árvore creio que centenária, da qual sempre atraiu nossa atenção desde criança, devido ao formato de seus frutos.
Sua flor branca é belíssima, mas até então poucas eram as pessoas que sabiam seu nome e utilidade. Chamávamos de Fruta-pão, e assim quando alguém nos perguntava, para não ficar sem resposta...Era sempre a mesma: Fruta-pão. Mas Fruta-pão com certeza é outro tipo de fruto, que até poderá ser da mesma família.
Ontem, em conversa com velhos amigos, comentamos sobre a tal planta e seu fruto. Daí surgiu vários nomes, entre os quais, Maçã-de-elefante.

Arvore na Praça Feira Mar
Frutas Maçã-de-elefante
Com a facilidade da comunicação e da pesquisa, na hora acessei o google, e o nome mais conhecido é Maçã-de-elefante. Eis um trecho:

“Maçã-de-elefante (Dillenia indica) é conhecida popularmente de Flor-de-abril, Árvore-do-dinheiro, Bolsa-de-pastor e Dilênia; e pertence à família Dileniaceae.
A planta é originária da Ásia, mais especificamente da Índia, veio para o Brasil; possivelmente, com a comitiva de D. João VI como planta ornamental, foi espalhada em várias regiões, mas não é uma planta muito conhecida e pouco usada na gastronomia.
É uma árvore ornamental com folhas grandes, enrugadas e seus frutos são grandes de casca dura, que se organiza por sobreposição como se fosse uma cabeça de repolho; os frutos, depois de formados, se assemelham a um coco verde e possuem sementes pequenas.”

Nossa “estranha” árvore que dá um também “estranho” fruto, a qual com convicção afirmávamos que não serviria para nada, a não ser pra amassar os capôs dos carros, durante os tórridos dias de verão - quando procurávamos sua frondosa sombra para se proteger, de uma hora pra outra descobre-se seu verdadeiro nome e uma variada função. Desde alimentar como também terapêuticas.
Sua presença em nossa praça é notada desde os tempos onde o local era pátio de armazenamento de mercadoria, que abasteciam os navios que aqui aportavam, ou seja, nas primeiras décadas do século passado.

Espero que com esta divulgação, nossa velha e saudável árvore de Maçã-de-elefante, seja ainda mais protegida pela população e continue nos presentear com seu oxigênio, sua sobra, flores e frutas...por muitas e muitas décadas.
E quando alguém lhe perguntar, que fruta é essa? Pode responder com convicção: Maçã-de-elefante.


Comparação entre Fruta-pão e Maçã-de-elefante

Fruta-pão
Maçã-de-elefante

Fontes de referência:  


Outras utilidades:
Remédio Caseiro p/ Artrite e Artrose - Como Fazer

Um comentário:

  1. Fabuloso, estou muito entusiasmado e feliz de ter achado seu blog, não conhecia muito sobre o assunto, mas suas ideias abriram minha mente, já indiquei seu blog para todos meus amigos obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.