sábado, 5 de janeiro de 2019

DE VOLTA.


De volta ao meu aconchego.

Ano novo e problemas de uma velha idade e cidade. Nessa idade a memória é um dos grandes patrimônios que construímos, e devemos utilizar para corroborar com nossa história na construção de melhores dias para todos.

Em 2017, a convite do prefeito eleito de Antonina, José Paulo Vieira Azim, tive a honra de participar do seu grupo de governo. Após quase um ano a frente da gestão da Cultura e do Turismo da nossa cidade, acredito que, apesar de contar com uma diminuta equipe – montada com muita dificuldade e quase sempre desmontada para atender os compromissos do alcaide – pudemos por em pratica um conjunto de ações voltadas principalmente, na Cultura – priorizando a recuperação do PAC das Cidades Históricas (IPHAN) e seus recursos, e no Turismo com a instalação da Secretaria no prédio do Arquivo Histórico Municipal, local então prático para receber os turistas, artistas e comunidade. Fortalecemos a representação comunitária através da nomeação do Conselho Municipal de Turismo, e finalmente nosso município aderiu a agencia regional de fomento – ADETUR-Litoral. Instalamos um Posto de Informações Turística no Theatro Municipal, com atendimento ininterrupto. E em parceria com a IAMUQUE – leia-se Marcos Cruz, no mês de outubro (2017) aprovamos o Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável de Antonina. Na área rural, trouxemos o Sebrae-Litoral para formatar – junto com os pequenos empresários das comunidades do Rio do Nunes/Bairro Alto o Projeto Vale do Gigante...entre outras “cositas mas” ...que não vem a caso citar.

O primeiro ano de gestão foi muito desgastante, pois além do estado de abandono deixado pela gestão anterior - não somente quanto a escassez de recursos, mas principalmente a precariedade dos edifícios e equipamentos públicos - somados ainda a baixa autoestima do quadro de funcionários disponíveis na pasta –  “falhamos” em não ter tido uma Comissão de Transição e nem ao menos ter promovido uma Auditoria, para levantar a real situação das contas, das ações, do patrimônio e dos desmandos, que foram a nós transferidos. Falhas do gestor!

Mas não escrevo isso para justificar alguma coisa, muito menos para achar desculpas, mas para constatar que poderíamos ter atuados de maneira mais pragmática e eficiente.
No final do ano, ciente das falhas, desmandos, desajustes, desencontros, desencantos e principalmente, exausto fisica e mentalmente –  tínhamos que planejar, documentar, apresentar, representar e executar a maioria das ações, principalmente as mais complexas como os eventos da cidade – com alguns projetos aprovados e outros em andamentos, procurei o prefeito para uma conversa aberta, no sentido de me inteirar sobre quais os procedimentos que seriam adotados para facilitar uma melhor performance da nossa equipe e da pasta do Turismo e da Cultura. Mas, não consegui agenda, para tal conversa. E a tarde do dia 20 de dezembro, fomos surpreendidos com um convite para reunião de gabinete, onde fomos comunicados que “todos” os comissionados seriam exonerados – para simples acerto contábil - mas com a promessa de recontratação a partir do janeiro de 2018.

Com o sentimento dilacerado, mas com a certeza de ter cumprido com afeto, honestidade e dedicação, aceitei tal situação de exonerado, mas sem condição de retorno.
Um ano se passou, e creio que aprendi muito ao participar mais uma vez da gestão municipal da cidade. E agora, na condição de cidadão e escrevinhador dos meus desejos e achismos, volto...lentamente a publicar em meu blog...o “velho” palavradobó.

Não tenho intenção em fazer oposição a ninguém. Nem ao menos tenho pretensões políticas eleitoreiras. Mas, não posso esconder meus desejos em promover minha opinião cidadã - até como eleitor do atual alcaide - ao propor parâmetros que venham contribuir para amenizar as contínuas e antigas deficiências da nossa tão querida e judiada cidade. Volto a comentar, a contar histórias e relatar estórias, com firmeza, mas sem perder a ternura. Volto a escrever sobre Antonina.

Abraço a todos amigos e capelistas esperançosos...E tenho dito!

2 comentários:

  1. Muito bom, estamos no aguardo de novas publicações.

    ResponderExcluir
  2. Eduardinho:(nunca o chamei de Bo';primeiro q nao gosto de apelidos e,segundo,que um professor da Federal não pode ter uma sílaba simples assim,como seu nome.
    Mas quero desejar o mesmo ou maior sucesso do blog anterior.Desejar Feliz 2919 e continuar na certeza que tudo que vc toca,vira ouro.
    Abraço da eterna amiga e admiradora.
    Marilia do Rio Apa

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.