segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

E o descaso continua.

Imagem meramente ilustrativa

E o descaso continua.

Tenho acompanhando a política da nossa cidade há mais de trinta anos, e nos últimos quatorze retornei a morar em Antonina, na condição de aposentado.
Tentei dar minha contribuição em duas gestões, mas infelizmente não faço o jogo dos mandatários e minha passagem é meteórica. Uma pena.

Até onde tenho acompanhado, nenhum dos últimos mandatários – olhe que não foram poucos – teve sequer um Plano de Gestão, imagine um projeto de cidade? Cada qual foi "empurrando com a barriga", ajeitando seu eleitorado e amigos, sem nenhum compromisso com a tal sonhada meritocracia. Os cargos que deveriam ser ocupados por pessoal capacitado nas áreas afins – principalmente em áreas tecnicamente carentes – são apenas preenchidos por pessoal, na maioria desconectados de suas funções e conhecimento.
A situação se agrava ainda mais, pela ausência de uma Reforma Administrativa, que poderia requalificar o funcionalismo e recoloca-los em suas funções de origem. Hoje, grande parte esta em desvio de função – com consequência de ordem trabalhista.

Agora, infelizmente, em dois anos de mandato, a atual gestão parece obedecer a mesma velha e viciada cartilha. Continuamos a mercê da boa vontade do alcaide, que sem nenhum Plano de Gestão (foram pinceladas algumas linhas em outubro de 2017, mas não se concretizou), parece tentar matar um leão por dia – mas sem uma linha condutora. Desgastante, porque qualquer dia o leão pode sair vencedor.

O estado financeiro do município não deve ser dos melhores, pois nossa arrecadação não tende a aumentar – não temos nenhuma possibilidade de melhoria da arrecadação, via geração de renda e emprego, a não ser aumentando taxas e impostos municipais (o que está sendo feito). As despesas com o funcionalismo já ultrapassaram o teto, assim sendo, a prefeitura não poderá abrir concurso público para contratar novos profissionais, importantes para a renovação, qualificação e melhoria dos serviços públicos. Investimentos nem pensar, a não ser alguns recursos oriundos de emendas parlamentar e do PAC das Cidades Históricas.

Os serviços básicos de limpeza, capinação, roçada, coleta de lixo, iluminação pública, conservação de ruas, praças e logradouros são insuficientes. A cidade continua com seu ar de abandono e descaso pelo poder público, responsável por estes serviços essenciais. Sem entrar do mérito da já consagrada e histórica FALTA DÁGUA, de responsabilidade do SAMAE (autarquia municipal). Na saúde...bem, tem que jogar com a sorte, pois tem dia que vc poderá ser atendido...outro, fuja!

Em uma cidade pequena como a nossa, onde quase todos se conhecem e que de quatro em quatro anos escolhe um morador, amigo ou conhecido para nos representar na condução do município, não vejo qual a desculpa, para não convocar a comunidade, em Audiência Pública e mostrar a real situação do nosso município. O que não podemos, é continuar omissos e ouvindo as desculpas palacianas. Se tudo corre muito bem, então por que a situação de penúria e descaso?  Queremos ajudar, mas com consciência e autocritica. Fofoca é coisa de desocupado e incompetente.

E Tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.