terça-feira, 9 de julho de 2019

Empresário denuncia Secretário de Comunicação por ofensas e ameaça durante a 5ª edição do Antonina Blues Festival

Copia da pagina da edição do JB
Publicado no JB Litoral - N575  Paranagua  8 a 14 de julho 2019.

O que deveria ser uma noite de sábado (21) de boa música e divertimento ao lado da família e amigos para o empresário antoninense Eros Garzuzi (64), residente em Curitiba, se transformou em momentos de tensão e constrangimento, durante a 5ª edição do Antonina Blues Festival. Ele se viu obrigado deixar o festival após ser vítima de agressão verba e ameaça pelo Secretário Municipal de Comunicação Social, Jorge Alberto Sonda. 
Convidado para assistir as apresentações daquela noite no camarote da BAND, umas das mais importantes patrocinadoras do evento, o empresário dividiu o espaço com o prefeito José Paulo Vieira Azim (PSB), o Secretário de Comunicação, funcionários e comissionados da prefeitura entre outros.

Encontrava-se acompanhado de seu irmão, que possui fortes laços de amizade com um dos diretores da emissora e um casal de amigos. Porém, segundo Garzuzi, em um determinado momento foi abordado por Sonda, que colocou a mão em seu ombro e, numa atitude considerada por ele, arrogante, apontando o dedo indicador no seu rosto, falou o seguinte: “você me deve desculpa”.
Sem entender o questionamento e ignorando a intimidação, mas ao perceber que sua abordagem não obteve sucesso, Eros conta o Secretário passou a desafiá-lo passando a lhe falar palavras de baixo calão. Entretanto, a certa altura, o secretário municipal disse que ele não sabia com quem estava se metendo e que era um homem morto e, bastava um telefonema, que teria três dias de vida. “Visivelmente alcoolizado, por várias vezes me chamou para o confronto. Ignorei. Neste  momento de tensão, eu, ao perceber que o confronto era uma provocação planejada pelo do Sr. Jorge Alberto Sonda,  falei ao meu irmão e amigo que ficassem atentos e não revidassem as agressões, seja verbal e/ou física”, salientou.
Esta atitude passiva fez com que Sonda, segundo, o empresário, instigasse seus colegas de trabalho e os dois filhos para insistirem na hostilidade, chamando-os para o combate físico. 

Ponto de maior tensão
Diante do clima criado no camarote, em determinado momento, o secretário, seus filhos e cerca de quatro pessoas investiram contra Eros, seu irmão e o casal que o acompanhava. Neste momento, eles se viram obrigados, com atitudes firmes e determinadas, a tentar afastá-los, pedindo que não se aproximassem e que saíssem do local, pois a intenção era de intimidá-los. “Neste momento percebi que o estopim, de uma eminente tragédia, estava acesso e bastava alguém dar um tapa ou soco, que iniciaria um confronto físico sem precedentes.  É assim que acontecem as tragédias, com atitudes inconsequentes de um elemento alcoolizado e totalmente desequilibrado, sentindo-se empoderado e seguro na companhia  de seus parceiros e filhos”, argumentou o empresário que  registrou uma queixa por ameaça na Delegacia da cidade, dois dias após o incidente, segundo o Boletim de Ocorrência 2019/734559. 

Sonda nega ameaças e agressões verbais
Procurado pelo JB Litoral o Secretario de Comunicação, Sonda, negou as denúncias a seu respeito, alegando que não ameaçou contra a vida de ninguem e que teve apenas uma discussão áspera.
Disse, ainda, que estava no local com apenas um filho e, ele mesmo, o desencorajou no sentido de evitar qualquer confronto.
Questionado a respeito do avanço sobre o empresário, irmão e os amigos na tentativa de intimidá-los acompanhado dos filhos e funcionários da prefeitura, Sonda argumentou     que ambas as partes ficaram exaltadas. “Da minha parte, depois que os ânimos se acalmaram pedi desculpas para o cidadão. Em momento nenhum agredi. Depois deste episódio meu filho ficou ao meu lado e nenhum funcionário da prefeitura se envolveu, a não ser para apartar e acalmar, e desconheço qualquer outro incidente neste dia”, informou. 

A respeito da motivação do confronto, o secretário disse que Garzuzi, o ofendeu gratuitamente no passado. “Neste dia me dirigi a ele na tentativa de acabar com qualquer animosidade passada. Sua reação foi inesperada para mim, voltando a me agredir”, se defendeu.

N.Ed.do Blog:  o blog está aberto para ouvir as partes envolvidas.  Casos que envolvem ocupantes de cargos públicos, precisam e devem ser esclarecidos. O prefeito José Paulo Vieira Azim creio que também tomará algumas decisões, pois segundo consta, presenciou o ocorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.