segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Mais uma no Divã do Jekiti...Denise Baiana.

Hoje quem vai para o Divã do Jekiti é minha amiga “paciente” Denise Baiana. Conta aí Denise:

MANDE ENTRAR!

Então meu amigo... Vou te contar esta história que é muito engraçada:

Para quem conheceu meu pai, Baiano...Ele era terrível, um homem muito ruim...Muito ruim mesmo! E na minha casa - todas filhas mulheres, nem pensar em levar um amigo. Nunca...Nunca isso aconteceu!

Embora nós tivéssemos uma sorveteria, mas a gente atendia e pronto...Não passava daquilo. Quando ele chegava, as pessoas o cumprimentavam... Boa tarde! E ele não respondia. Enfim...Em um certo dia minha mãe viajou a Curitiba. Fiquei “sozinha” na sorveteria, mas na companhia do amigo João Garça – sempre ficava encostado na parede...quietinho e eu atendendo. Nisso, chegou um grupo de senhoras católicas que levavam de casa em casa a tal Capelinha da Santa, que permanecia alguns dias em cada moradia, sempre acompanhada de orações pelos moradores e vizinhos. Assim mesmo, tive que falar com o pai pra ver se ele consentia a presença da santa – e tinha que falar bem devagar: Pai, tem umas senhoras que trouxeram a santa...Aí, após cinco minutos de silencio, respondia: MANDE ENTRAR! Elas entraram por um corredor enorme da nossa casa (hj ali ao lado do Bar do Lontra), e iniciaram as orações, mas João Garça continuava na sorveteria.

Nisso chega Epitácio correndo e tagarelando e pergunta se tudo está bem. João, com uma cara de triste comenta: Você não sabe o que acaba de acontecer? Que foi cara, retruca Epitácio. Seu Baiano acabou de falecer. - Não é possível cara. Verdade, pior é que Dona Albanira está viajando e Denise ficou sozinha. Pô João mentira...fala Epitácio. E João afirma ainda mais: Olhe aí no corredor a gentarada...E Epitácio para satisfazer sua curiosidade adentrou a nossa casa.

Viu aquela gentarada rezando, mas deu de cara com o pai. Com aqueles óculos de lentes verde – que ele usava. Pita tremeu nas bases e teve que assistir a reza até o final, para justificar sua presença – pois lá em casa não entrava marmanjo nenhum na presença do Seu Baiano. João Garça do outro lado da sorveteria, presenciou tudo e caiu na gargalhada. Epitácio saiu cabisbaixo e xingando o amigo João...Virando o assunto da semana.

Também com aquela filharada bonita...Seu Baiano não deixava ninguém chegar por perto.História da minha infância.

Denise Baiana - 13 setembro 2021

Denise Baiana

Obrigado amiga Denise!

 O Divã do Jekiti é uma coluna publicada no Blog Palavradobó, com causos e histórias contadas pelos frequentadores do Jekiti, lugar de convivência social – ponto de ônibus com dois cafés. As conversas-histórias são gravadas, subscritas e postadas pelo editor do blog. Mas, em tempo de pandemia do Covid-19, para evitar aglomerações, os frequentadores enviam suas histórias por rede social...E a gente divulga!

 

Um comentário:

Comente com responsabilidade e se identifique.