sexta-feira, 3 de março de 2023

Manah...adubando dá! História engraçada com seu Hermano Martins.

 Manah…adubando dá.

Nos anos setenta, lá no século passado, um grupo de jovens amigos, tinha como passeio - nos finais de semana, pegar o busão (ônibus) e ir até a Prainha e a Ponta da Pita. Na época o local era assim conhecido e não tinha ligação entre as partes.

Retornávamos sempre ao entardecer e encontrávamos seu Hermano com sua equipe de vôlei disposta a desafiar a turma da cidade, para algumas partidas. Ao lado da casa do seu Hermano havia um descampado, que hora era campinho de futebol e outra quadra de vôlei.

Desafio aceito e estávamos nos, mas para se divertir que para vencer alguma coisa. Seu Hermano, já idoso, conhecido com ex-combatente, organizava tudo. Quadra, rede, bola e o time era composto em sua maioria pelos filhos. E segue o jogo.

Na época tinha uma propaganda na televisão sobre adubo que viralizou e virou decoreba em muitos meios: Manah…adubando dá! Era a frase marcante.

Nos times havia alguns jogadores mais habilidosos, como também os tais “pontos cegos”, nos casos da equipe da cidade era o próprio que relata: o Bó. E no time local impressionante era o seu Hermano.

Então, quando alguém ia sacar uma bola, olhava para nós e falava: lá vai… Manah…adubando dá. E não dava outra…ponto para a equipe.

Assim, por muito tempo - mais de 50 anos, quando nos encontrávamos cumprimentávamos cordialmente…saudando…Manah…adubando dá!

Seu Hermano na
Farmácia Internacional, 2003. Acervo.

Seu Hermano, o expedicionário Hermano Ferreira Martins, faleceu esta semana, no dia 27 de fevereiro de 2023, com 102 anos, deixando muita história e saudades. Dedico esta singela lembrança das nossas brincadeiras, quase nada para um herói longevo.

Eduardo Bó Nascimento 03 mar 2023

Divã do Jekiti é uma coluna publicada no Blog Palavradobo, com causos e histórias contadas pelos frequentadores do Jekiti, lugar de convivência social – ponto de ônibus com dois cafés em Antonina. As conversas-histórias são gravadas, subscritas e postadas pelo editor do blog.


Um comentário:

  1. Bonito relato e linda homenagem! 102 anos de história não é para qualquer mortal.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.