terça-feira, 14 de março de 2023

TRÊS HOMENS SEM MEDO... mais uma do Divã do Jekiti. Leia e compartihe.

 TRÊS HOMENS SEM MEDO

Programa radiofônico transmitido pela Rádio Antoninense entre 1977/1978

Conta aí Celso Vieira:

 “O programa acontece com objetivo de marcar oposição ao prefeito Paulo Virgílio Savarin. Tínhamos um programa de esporte, eu - Celso Vieira, Paulinho Sabico e João Bang. Criamos o programa Três homens sem medo, programa político...que deixou de ser esportivo. Isso lá nos anos de 1977/78.

O programa transmitido pela Rádio Antoninense, começou a questionar fatos da administração e criou ‘corpo’ por acontecer em horário nobre, diariamente as 11 horas. Naturalmente, o programa começa a questionar as atitudes do prefeito e sua administração - sem medir consequência, pois o próprio nome - Três homens sem medo...nos dava notoriedade e independência. Comentávamos sobre os problemas da cidade...e virou um canal de credibilidade junto aos ouvintes. Todo mundo ouvia diariamente a Antoninense as 11 horas.  Pois era um certo canal do povo...Foi um sucesso!

Daí, surge a história do Deputado Federal Pedro Lauro, que enviou verba para a compra de uma ambulância – o caso mais polêmico do programa - mas no lugar da ambulância o prefeito comprou uma Rural Willys - carro utilitário.

O caso virou assunto na cidade e aumentou ainda mais nossa audiência. Cobramos com rigor explicações do prefeito, pois a população queria saber a verdade.

O programa sempre garantiu espaço ao prefeito para se defender e dar suas explicações, nunca tendo ocorrido. As notícias eram filtradas pelo gabinete, que desviava atenção.

A notícia-denuncia virou uma bomba para a administração, chegando até a televisão da capital. A TV Iguaçu – a maior emissora de Curitiba na época, através do Programa Ari Soares solta a notícia, e o prefeito Savarin vai a televisão explicar o ocorrido. Na tentativa de nos desmentir.

Estou na rádio e recebo um telefonema dizendo que o prefeito iria participar do programa. Pego meu carro, vou a Curitiba e chego na TV Iguaçu com o programa no ar... Fui lá confirmar nossa denúncia e confrontar com o que disse o prefeito.

Confronto declarado, a prefeitura entra em contato com a administração da Radio e oferece patrocínios. Na época o diretor – de Paranaguá, era Ludovico Mikus, que imediatamente manda retirar o programa do ar. Naquele ‘andar da carruagem’ dos três eram dois, pois Bang, tinha deixado o programa, devido a gafe que cometeu. O tal 'cadáver morto'. Que virou total gozação na cidade.

Paulinho Sabico, sendo funcionário contratado pela emissora, também foi afastado. Ficando apenas eu – único homem sem medo. Cumprindo ordem da direção, solitariamente fomos – fui, ao ar pela última vez do programa ‘Três homens sem medo”. Fundo musical: ‘Homem sem braço’. E simplesmente acabou!” Ordem da gerência.

O blogueiro e Celso Vieira. Foto: Beto Lopes

Celso Vieira – Máscara 09 fev. 23 Oralidade –

Gravação, transcrição e corpo: Eduardo Nascimento (Bó)

O Divã do Jekiti é uma coluna publicada no Blog Palavradobo, com causos e histórias contadas pelos frequentadores do Jekiti, lugar de convivência social – ponto de ônibus com dois cafés em Antonina. As conversas-histórias são gravadas, subscritas e postadas pelo editor do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.