sexta-feira, 10 de março de 2023

O 11 DE MARÇO DE 2011

 

Bairro da Laranjeira 11.03.11 
O 11 de março de 2011

O dia 11 de março de 2011 foi marcado pelos episódios naturais ocorridos em nossa cidade. A bela “deitada-à-beira-do-mar”, como dizia o poeta, acordou assustada com as notícias nunca divulgadas de enchentes e deslizamentos de morros em seu ventre e entorno, causados pela quantidade de chuva torrencial que se abatia.

No dia anterior, a natureza já havia traçado um desenho do que estava para acontecer, quando começou chover em quantidade e volume nunca vistos, descendo dos morros, alagando os pontos mais baixos e dando o primeiro indício com o deslizamento no Morro do Bom Brinquedo, no coração da cidade.

Mas foi na noite do dia 10, quinta-feira, e amanhecer do dia 11, sexta, que presenciamos o maior volume de chuva aqui registrado.

A quantidade e a força da água foram tão intensas que os telhados das casas indicavam que todos iriam desabar. As centenárias telhas de algumas casas históricas não resistiam a tal quantidade de água e gotejavam por inteiro, causando pânico aos moradores. As luzes se apagaram, os telefones ficaram mudos e o abastecimento de água potável foi interrompido.

Leia matéria completa: https://palavradobo.blogspot.com/2013/03/o-11-de-marco.html

Imagens de arquivo:








P.S. Doze anos após a ocorrência, em 2023, e com enormes desastres naturais acontecendo em nossa região e no país inteiro – São Sebastião, litoral paulista... pergunta-se como estão às atividades da Defesa Civil de Antonina? Os equipamentos de alarme instalados pós-tragédia para alertar as comunidades de risco ainda existem e funcionam? Aliás, como estão as áreas de risco do município e sua população?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.