domingo, 14 de maio de 2023

ATLETIBA, rivalidade entre os irmãos Fayad. Mais um no Divã do Jekit


Jamil Fayad JR -Polaco no Divã do Jekiti

ATLE-TIBA/ rivalidade entre os irmãos Fayad.

Jamil Fayad e Tico Fayad, dois irmãos bem conhecidos e populares na cidade, descendentes de libaneses, apesar do grau de parentesco muito próximo, quando a assunto era futebol paranaense, os dois eram rivais e dos extremos. Jamil, comerciante e irmão mais velho, era doente torcedor do Coritiba, coxa roxo. Enquanto Tico, funcionário da Receita Estadual fanático torcedor do Clube Atletico Paranaense.

Jamil Fayad Junior, Polaco, sobrinho de Tico Atleticano e óbvio filho do Jamil Coxabranca, nos conta um pouco do comportamento dos dois, nos preparativos, durante e após um jogo entre as duas equipes, o famoso AtleTiba:

“Bem...eu chegava de Curitiba na sexta-feira, final de semana, a fim de gozar da tranquilidade da nossa cidade. Quanto percebia os preparativos do meu pai para o AtleTiba de domingo. Sou atleticano, mas meu pai era coxa roxo. E o meu tio, Tico, que morava a meia quadra da nossa casa no outro lado da rua, era atleticano fanático. O que eu achava bem interessante, eram os preparativos para a festa, o jogo. Não em comemoração aos times, mas um querendo menosprezar o time do outro...um tipo de gozação e vingança. Hehehe!!! Isso que era interessante...Meu pai era assim, quando o Coxa perdia o jogo ele jogava o rádio na parede – se hoje sou técnico em eletrônica, foi de tanto consertar os rádios vítimas dos atléticas. Quando chegava na sexta-feira, vinha meu pai com um maço de fogos de artifícios que eram colocados apostados para a casa do tio Tico. Criávamos um suporte de madeira, regulável e direcionado para o alvo atleticano. Os fogos eram estourados lentamente após os gols e caso o Coxa fosse vitorioso, era um só rojão.

Sem esquecer que de outro lado a artilharia era a mesma, mas com os gols atleticanos. Assim tramava-se uma batalha entre os irmãos Fayad, uma batalha futebolística entre rivais apaixonados. Conhecida e esperada pelos moradores do centro da cidade, em dia de Atletiba.

Curioso é que se o Coxa não ganhasse, meu pai não abria o Armazém na segunda-feira e o Tico trancava-se em casa na derrota do Atletico. Em caso de empate, se fosse no campo do adversário, também tinha foguetório. Pois, empate em casa alheia representava vitória.

O mais importante era que apesar da rivalidade como fanáticos torcedores, o relacionamento entre os irmãos Jamil e Tico, era de maior respeito e de uma paixão impressionante.” Completa Jamil (Polaco).

Jamil Fayad Junior 13 mai.2023

 


O Divã do Jekiti é uma coluna publicada no Blog Palavradobo, com causos e histórias contadas pelos frequentadores do Jekiti, lugar de convivência social – ponto de ônibus com dois cafés em Antonina. As conversas-histórias são gravadas, subscritas e postadas pelo editor do blog. www.palavradobo.blogspot.com.br 

FAVOR COMPARTILHAR COM OS AMIGOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.