terça-feira, 15 de agosto de 2023

O AUGE DA FESTA DE AGOSTO...Mais uma no Divã do Jekiti

 

Hoje, em comemoração a Festa em homenagem a Padroeira, quem está no Divã do Jekiti é minha amiga LIZ Sigueira. Conta aí Liz:

O AUGE DA FESTA DE AGOSTO

Houve um tempo, distante que não volta mais, em que soltavam foguetes e morteiros do alto do Morro do Bom Brinquedo. E as crianças e adultos empolgados gritavam (bucetummm)

Em um certo ano, chegando la nas alturas do morro, tinham que armar toda a estrutura necessária para tal ação, porque todos era foguetes de rabo. Tinha uma armação de madeira cheia de furinhos e assim fazia uma fileira de foguetes, duas, três, quarto até mais.

Uma certa vez não se sabe o que aconteceu de errado, algo aconteceu de uma maneira inesperada, o fogo se espalhou, era rabo para todo lado, ele o fogueteiro, um cidadão bem conhecido na cidade por ter um sobrenome e apelido curioso, Zeco Pinto Loco, pegou a filha mais velha que sempre o acompanhava, pelo cabelo e jogou no mato. Acabou como os fogos naquele dia. Agora não se pode nem seque soltar um BUcetummm. Os morteiros eram soltos de hora em hora, da meia-noite de um dia até a hora da novena, principalmente a estiva. Maria, a segunda filha, morri de medo, gritava, tinham que trancar ela no quarto, e quando ela ia, ao ver as pernas de seu pai no meio da fumaça no alto da igreja, ela gritava - “Meu pai está no fogo” ela corria para casa da diretora D. Tidoca. E se casou com um fogueteiro, mas essa já é outra história.

Lizangela Sigueira  13 ago.2023

Lizangela Sigueira (foto Facebook)

O Divã do Jekiti é uma coluna publicada no Blog Palavradobo, com causos e histórias contadas pelos frequentadores do Jekiti, lugar de convivência social – ponto de ônibus com dois cafés em Antonina. As conversas-histórias são gravadas, subscritas e postadas pelo editor do blog. 

Em breve será publicado em livro físico. Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.