sábado, 22 de agosto de 2009

VALE A PENA LER DE NOVO

UM ABRAÇO AO BRASÍLIO
(Publicado em 21 de agosto de 2002 no jornal eletrônico Antoninaonline/Palavradobó e no livro Crônicas da Capela/2006)
A Escola Dr. Brasílio Machado, que está ameaçada de fechamento, pelo Governo do Estado, no dia 15 de agosto completou 117 anos de atividades ininterruptas de ensino em nossa cidade. Dentro da programação das atividades do Movimento Pró-Escola Dr. Brasílio Machado, foi realizado um ato público no dia do seu aniversário “Abrace o Brasílio”, que contou com a participação de mais de 400 pessoas da comunidade. Apesar da data e do mau tempo (dia dedicado a padroeira da cidade) o ato simbólico marcou mais um ano de existência daquela instituição, de vital importância para nossa cidade e para a história da educação pública no Paraná.

Dezenas de ex-alunos se manifestaram indignados com a situação de abandono e descaso por parte das autoridades responsáveis pela escola. O ato foi marcado por momentos de grande emoção e patriotismo, com discursos inflamados pelos presentes, que cantaram o Hino do Estudante do Brasil, o Hino Nacional Brasileiro e os Parabéns Pra Você. Idosos, jovens e até crianças exigiram a permanência da nossa querida Escola Dr. Brasílio Machado por muitos e muitos anos. Dezenas de faixas foram colocadas no pátio da escola chamando atenção da população para o Movimento, que contou mais uma vez com o apoio irrestrito da APP/Sind - Associação dos Professores do Paraná. Mais de mil assinaturas foram colhidas durante o dia 15 em diversos pontos da cidade. Pela equipe de mobilização e por diversas pessoas que hoje apóiam a causa. Acreditamos que defendendo a nossa escola estamos respeitando a nossa história o nosso passado e garantindo melhores dias para a juventude da nossa cidade.

O Movimento defende a recuperação imediata do prédio e a implantação de cursos profissionalizantes e pós-médios. Uma equipe de estudos, composta por professores, psicólogos e alunos, a partir de hoje estará elaborando material de pesquisa para diagnosticar as áreas prioritárias para a formação dos nossos jovens. Serão ouvidos alunos, professores e os empresários da nossa cidade, para que possamos ter um documento consistente para entregar ao Governo do Estado, reivindicando a permanência da Escola e solicitando a abertura dos novos cursos, conforme dados obtidos no levantamento.

Nesta terça-feira, o Movimento estará usando a tribuna da Câmara Municipal, para esclarecer aos vereadores a atual situação da Escola e pedir o apoio político da Casa. Quanto a prefeitura, ainda insiste na tentativa de receber em doação o prédio em questão. Com esta posição fica claro a aceitação da atual administração com o fechamento da Escola Dr. Brasílio Machado, e é inaceitável esta decisão, pois comprova o total desconhecimento sobre a importância da Escola para a nossa comunidade. Esperamos que a Prefeita e a Secretária Municipal de Educação se sensibilizem e dêem um passo a frente, apoiando o Movimento. Está na hora de ouvir um pouco as pessoas, principalmente as que pensam de maneira diferente, pois que povo é esse que vocês falam quando divulgam o slogan desta administração, Governando com o Povo? Respeitem a pluralidade.
N.E. do blog: No último 15 de agosto a escola completou 124 anos de existência. Minha homenagem a quem me ensinou os primeiros passos da cartilha da vida. Parabéns "Brasílio Machado". Você sabe muito bem que pode contar com seu ex-aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.