Da cidade, Nossa Senhora do Pilar, foi acompanhada por mais de 8 mil fiéis (estimativa visual), no dia de ontem,15 - em comemoração a sua tradicional festa. Para quem acompanha há mais de cinquenta anos esse evento, acredito que a procissão tenha sido a maior concentração dos últimos 20 anos. Resultado de um trabalho da comunidade católica, no sentido de resgatar a religiosidade e a grandiosidade da festa que já foi - anos 50 - a maior do Paraná.
Acredito, que para o próximo ano, após avaliar os pontos positivos e críticos - pois é um evento público envolve toda a sociedade -os organizadores possam melhorar ainda mais esta grande data, e as torne não somente uma comemoração dos católicos, mas de toda a cidade.
Falando ainda da procissão, a mudança de última hora do trajeto tradicional - pois não passou na Rua Dr. Rebouças - deixou os moradores entristecidos e decepcionados, pois ornamentaram suas residencias para homenagear a padroeira e não a viram passar.
Vista parcial do início da procissão
Residências ornamentadas na Rua Dr. Rebouças
Eduardo
ResponderExcluirÉ certo que você participa da Festa há mais de cinquenta anos. Mas você nunca viu a procissão do alto de um helicóptero. Eu vi, fotografei, e acredito que tinha mais gente do que agora, ou, no mínimo o mesmo tanto.
no meu "ponto de vista",foi um dos melhores nos último 12 anos;organização muito boa,mas temos que melhorar;"turismo religioso"(SECRETARIA DE TURISMO).
ResponderExcluirFoi lançado a semente do resgate;quando digo resgate,é que a festa religisa,fora tratada de maneira profissional e comercial,pois hotéis e restaurantes tiveram bons movimentos e serviços "afins" também;então esta aí, é só afinar que 2010,com mais recurso e mais participação será "muito melhor".
Bó, a mais de 20 anos não viamos festa igual a esta. Meus parabéns aos organizadores. Aos que nada fizeram ou fazem, fiquem calados e procurem ajudar no próximo ano. E viva NOSSA SENHORA DO PILAR !!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirBó, uma retificação: parabenizo aos que realmente trabalharam, porque alguns só atrapalharam.
ResponderExcluir