Entrou água 1
Entrou água de novo na negociação de venda do Ponta do Félix, terminal privado que faz funcionar o Porto de Antonina. No dia em que o negócio seria fechado com a empresa Fortesolo, há duas semanas, a Fundação Copel (um dos fundos de pensão sócios do empreendimento) decidiu embaralhar o jogo apresentando proposta de um outro comprador, o grupo Demeterco.
Entrou água 2
Apesar dos protestos do Previ, o fundo majoritário da sociedade (43%) que estava vendendo a sua participação no terminal, as negociações foram paralisadas para exame da nova proposta. Enquanto isso, o porto continua parado e mais de mil trabalhadores permanecem sem emprego. Nos últimos 18 meses, a média de movimentação no porto é de apenas um (pequeno) navio por mês.
(fonte: Gazeta do Povo, 17/08/2009 Coluna Celso Nascimento)
E O PORTO DE ANTONINA II...
Acompanho sempre o blog http://www.pontoaporto.blogspot.com/ de responsabilidade do economista Daniel Lucio Oliveira de Souza, leia-se Superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina e quando a matéria fala do nosso porto, sempre deixo um comentário, que me é respondido imediatamente, com clareza e conhecimento do assunto.
A última postagem se refere:
O processo de modernização dos portos: O caso de Paranaguá e Antonina
O Porto de Antonina e o petróleo do Pré-Sal
Antonina já teve seus dias de glória, que chegaram a colocar seu porto entre os cinco maiores do Brasil no início do século XX. Era a era da erva-mate, da madeira e com a inauguração do atual porto de Paranaguá em 1935, começou a ceder lugar ao novo "porto oceânico do Paraná".
Antonina recebeu um golpe mortal no início dos anos 70 quando a Indústria Matarazzo desativou seu porto privado (um dos primeiros do Brasil nesta modalidade), fazendo com que a cidade entrasse em decadência, só ressucitada a partir da entrada em operação dos Terminais Portuários da Ponta do Félix a partir de 2000.
O velho porto público Barão de Teffé tem limitações de operação de navios de uma nova geração, pois as sondagens sísmicas apontam para um elevado custo de derrocamento de lages que impedem o aprofundamento de seu canal, berços e bacis de evolução além de 6,5 metros, levando para outras vocações operacionais o velho porto.
Com a exploração de petróleo do Pré-Sal, Antonina se inserem com uma potencial Plataforma de Apoio Marítimo, podendo ter alí inclusive uma doca seca para reparos navais, infraestrutura carente hoje no Brasil, concentradas na Baía da Guanabara e construídas há muitas décadas.
Integrada em um condomínio industrial de serviços portuários, o lendário porto Barão de Teffé voltará a gerar trabalho e renda, além de estratégicamente inserir em novo arranjo portuário dos Portos do Paraná na Baía de Paranaguá.
Comentário que postei no blog:
Caro Daniel: leio sempre seus comentários técnicos e como administrador politico dos nossos portos. Quando leio ...Portos de Paranaguá e Antonina, sempre procuro algo sobre o porto de Antonina...E raramente encontro decisões que realmente venham benificiar o nosso pequeno porto. Até quando iremos ficar esperando e ouvindo:...porque agora esta sendo pensado para Antonina... E a liberação das cargas gerais para a Ponta do Félix?
Abraço
Prof.Eduardo Nascimento
14 de Agosto de 2009 17:28
Resposta do comentário:
Daniel Lucio Oliveira de Souza disse...
Caro Prof. Eduardo,Primeiro há que se ajustar profundamente a situação contratual do terminal arrendado à empresa TERMINAIS PONTA DO FÉLIX S/A.É o edital de 1994 que estabeleceu apenas operações de "exportação de produtos frigorificados", o que exige não apenas novo contrato, mas uma autorização do Tribunal de Contas e da ANTAQ, pois muda o OBJETO do edital concorrencial, senão, é crime do gestor público.Outra questão é que os sócios não se entendem, o que está paralisando a gestão do terminal.A APPA intervirá, e so for necessário, rescindirá o contrato com a empresa e administrará o terminal até uma novo licitação com uma nova configuração operacional.Esteja certo que estou comprometido com Antonina.
Abraço e grato por sua participação.Daniel
14 de Agosto de 2009 23:44
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