NOVO
BERÇO DE ATRACAÇÃO E ARMAZÉNS Publicado
em 30/01/2015 15:30
A empresa russa Uralkali anunciou nesta sexta-feira (30) um investimento de mais de R$ 160 milhões na área logística do Porto de Antonina, ao longo dos próximos quatro anos. O anúncio foi feito durante reunião do governador Beto Richa com diretores da empresa, realizada na sede da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
Os investimentos, que incluem a construção de um novo berço de atracação no Terminal Ponta do Felix, dois novos armazéns de 120 mil toneladas e a melhoria do sistema de movimentação de cargas, devem dobrar a capacidade de descarregamento de fertilizantes do Porto de Antonina. Com a obra, a capacidade de importação do terminal passa das atuais 2 milhões de toneladas para 4 milhões de toneladas por ano.
O governador Beto Richa afirmou que o anúncio é mais um exemplo de como os investimentos têm sido crescentes, desde o início de sua primeira gestão. “Temos investido fortemente em Paranaguá e Antonina para tornar nossos portos mais modernos. Ao torná-los mais eficientes, diminuímos o custo dos produtos para quem importa fertilizantes e também contribuímos para a balança comercial brasileira”, disse Richa.
Atualmente, a Uralkali responde por 25% de toda a produção global de potássio que é a matéria-prima para produção de fertilizantes, sendo a líder mundial no segmento. O Porto de Antonina é a principal opção da empresa para movimentação de produtos e para suprir o agricultor brasileiro com fertilizantes.
“Estamos há três anos investindo no porto. Com estes investimentos, cada vez mais navios de fertilizantes passarão pelo terminal em Antonina”, disse o diretor mundial de logística e marketing Uralkali, Oleg Petrov.
MODERNIZAÇÃO - A modernização do Porto de Antonina foi fundamental para atrair os investimentos russos. A nova dragagem do porto foi apontada pelo grupo de empresários como determinante para que um maior volume de cloreto de potássio pudesse ser importado por meio do porto da cidade.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, estes investimentos fizeram de Antonina uma das melhores opções para as empresas que operam este tipo de atividade nos portos brasileiros.
“Também conseguimos reduzir o tempo de espera dos navios no porto. A Uralkali vem ao Paraná fazer este investimento por acreditar na transformação que está acontecendo nos portos do estado”, explica o secretário.
AGRONEGÓCIO - O destravamento de investimentos como este impulsiona diretamente o agronegócio paranaense. De acordo com o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, um sistema de descarregamento mais eficiente de fertilizantes reduz os custos logísticos e diminui o preço dos insumos que chegam ao produtor agrícola local. “Favorece diretamente o principal setor da economia paranaense, que é o agronegócio. As tratativas para o investimento já estão definidas, com as licenças ambientais já liberadas?, afirma Dividino.
CARNES - Além dos investimentos para intensificação da importação de fertilizantes, a reunião também alinhou a possibilidade de retomar a exportação de carnes para a Rússia.
A ideia é aproveitar o terminal de Antonina para fazer escoar a produção paranaense de carne de frango, suína e bovina.
O mercado russo já é um dos principais consumidores destes produtos em todo o mundo. “Antonina já tem uma importância fundamental para os nossos negócios no Brasil.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br ewww.facebook.com/governopr
N.Editor do Blog: Acredite se quiser!
Acredite se quiser! Realmente ,estou como São Tomé: só acredito vendo!
ResponderExcluirEm uma semana duas propostas para os Portos de Antonina;Consórcio Technip Techint e Russos. No minimo curioso!
Agora a pergunta que não quer calar: e a construção da Estrada dos Portos?
Estas cargas todas - fertilizantes e talvez congelados; irão continuar trafegando por nossas ruas , passando por 5 Escolas , 2 Hospitais, prédios historicos , etc?
Em alta velocidade, carga em excesso, sem respeitar os ciclistas e pedestres.
Quem vai pagar a conta de fazer a manutenção de nossos pavimentos?
Morretes depois de um atropelamento seguido de morte, fez um protesto e fecharam o acesso de caminhões.
Eles também querem que a Estrada dos Portos e nós mais ainda.
Não adianta investimentos nos Portos e sem a estrada
Precisamos ter qualidade de vida , junto com o progresso.Não progresso sem responsabilidade.