Trens Antigos
Reportagem Gazeta do
Povo: Leandro Luiz dos Santos.Parte 3: 25 de fevereiro de 2015
Parte da história das ferrovias teve
início no século 17, quando as minas inglesas ainda usavam trilhos de madeira
para transportar carvão em vagonetes. No século 18, esses trilhos passaram a
ser revestidos de metal a fim aumentar sua durabilidade. Quase que
simultaneamente surgiram os primeiros trilhos inteiramente de ferro.
Em 1712, o britânico Thomas Newcomen
inventou a máquina a vapor, que foi aperfeiçoada por James Watt em 1770. O novo
invento foi usado principalmente no acionamento de moinhos agrícolas e de
bombas d’água em minas. O sistema a vapor foi um dos principais viabilizadores
da Revolução Industrial iniciada na Inglaterra do século 18. Novos estudos
envolvendo máquinas a vapor e de propulsão serviram de base para o
aperfeiçoamento de alguns meios de transporte, caso do barco a vapor. No início
do século 19, o inglês Richard Trevithick desenvolveu a primeira máquina capaz
de trabalhar com altas pressões de vapor e, com isso, movimentar um eixo.
Trevithick colocou esse dispositivo em um chassi de quatro rodas, que conseguia
se movimentar sobre trilhos. Era 1804 quando ele conseguiu fazer com que seu
invento puxasse uma carga de carvão de 9 toneladas ao longo de 15 km. Nascia
ali a primeira locomotiva.
No tempo das marias-fumaças
Os saudosistas afirmam não haver
experiência semelhante a de andar em um trem puxado por uma locomotiva a vapor,
especialmente quando se viajava à noite. Uma profusão de estímulos agussavam
todos os sentidos do viajante: o cheiro de fumaça, o som dos jatos de vapor, as
fagulhas voando pela noite competindo com as estrelas…
Brasil
Por aqui, ainda no século 19, o Regente
Feijó promulgava uma lei que concedia favores àquele que construísse estradas
de ferro ligando a capital do país na época, o Rio de Janeiro, com outras
províncias. Não houve interessados.
A primeira ferrovia brasileira foi
construída pelo Barão de Mauá em 1852. Ela fazia a ligação entre um porto no
interior da Baía de Guanabara e o começo da raiz da serra para Petrópolis. Os
14,5 km da estrada de ferro foram percorridos em 23 minutos com uma velocidade
média de 38 km/h.
Paranaguá-Curitiba
Quando a estrada de ferro Paranaguá-Curitiba
iniciou seu tráfego regular, em 5 de fevereiro de 1885, ela contava com dez
locomotivas marias-fumaças. Segundo o pesquisador Edilberto Trevisan, seis
locomotivas eram do tipo tender, construídas em Paris pela Société
de Construction des Batignolles. Eram máquinas de grande peso que desenvolviam pequena velocidade. Leia matéria completa:http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/especiais/ferrovia-130-anos/trens-antigos.jpp
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