segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Mais um no Divã do Jekiti. Aqui não mora ninguém com esse nome!


Hoje quem vai para o Divã do Jekiti é nosso amigo “paciente” e vereador Wilson Clio de Almeida Filho (Wilsinho), que nos enviou esta história. Conta para nós Wilsinho:

AQUI NÃO MORA NINGUÉM COM ESSE NOME

Essa história você já deve conhecer...Ou não...Não sei. Questão dos apelidos de Antonina, que é muito conhecida...Nacionalmente...

Então, nos idos dos anos sessenta...setenta...Ou por aí, o seu Amilton Ribeiro de Freitas, irmão de Albino, Altino...De Adonai...aquela turma toda. Fez uma ficha de emprego em uma das indústrias do porto – não lembro bem se era no Matarazzo...Bem, uma empresa que operava no porto. Naquela época eram poucos que tinham telefone, só os fidalgos da cidade. E existia nas empresas a figura do mensageiro – com a funções de fazer serviços de banco...office boy e dar recados referentes a empresa. Esse mensageiro, com a ficha aprovada do candidato Amilton, foi em sua busca para lhe anunciar sua aprovação e dar início imediato ao trabalho. Chegando no endereço citado na ficha, estava na janela da casa, a senhora Mãe do referido candidato e uma das irmãs, diz a lenda que era Arlene, então o mensageiro cumprimentou as duas, se identificou e falou: estou procurando aqui seu Amilton Ribeiro de Freitas, o qual fez uma ficha na empresa. A senhora o conhece...Ele está em casa? Indagou o mensageiro. Daí, a mãe do Amilton disse que não o conhecia: Esse eu não conheço...Me desculpe!  Daí a irmã, cutucou a mãe com o cotovelo e cochichou em seu ouvido: Mas mamãe Amilton não é Coca? Moral da história, nem a mãe lembrava o nome do filho, porque em Antonina as pessoas são mais chamadas e conhecidas pelo apelido. O Amilton era o Coca que quase perde o emprego devido ao hábito de chamar as pessoas pelo apelido no lugar do nome. História narrada pela própria família. Coisa de Antonina.”

Wilson Clio de Almeida Filho - 21 julho 2021

Wilsinho Clio
Foto arquivo fecebook

Obrigado amigo Wilsinho... Valeu!

Em tempo de pandemia, escreva uma das suas histórias, me envie que divulgo.

Assim vamos construindo nosso repertório popular.

Antonina, 02 agosto de 2021

O Divã do Jekiti é uma coluna publicada no Blog palavradobó, com causos e histórias contadas pelos frequentadores do Jekiti, lugar de convivência social – ponto de ônibus com dois cafés. As conversas-histórias são gravadas, subscritas e postadas pelo editor do blog. Mas, em tempo de pandemia do Covid-19, para evitar aglomerações, os frequentadores enviam suas histórias por rede social...E a gente divulga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.