quarta-feira, 21 de junho de 2023

TRISTE NOTÍCIA...mais um no Divã do Jekiti.

 

Hoje quem vai pro Divâ do Jekiti é meu amigo Herivelto Miguel Tavares, Ninoca. Pequeno grande homem de inúmeras histórias e causos, mas resolveu enviar um pouco, mas essencial, sobre a origem da familia Miguel Tavares, que para surpresa de todos, Ninoca agora virou ‘Primo’ contibuintes da grande familia libanesa que por aqui chegou e em sua maioria fincou comercio na Rua XV de Novembro, antiga Rua do Império. E assim nos descreve:

TRISTE NOTÍCIA

“Inicio do ´seculo XX, Antonina recebia muitos imigrantes principalmente libaneses, assim o tronco da minha familia “Miguel”, surgiu de uma família libanesa Rijos, Naima, José e Assad, esse último meu avô, que conheceu minha avó Maria Francisca, Chiquinha, o qual teve um relacionamento, que deu início a família Miguel Tavares. Meu avô Assad Miguel, vendia de porta em porta, como roupas prontas, tecidos e sapatos, eram chamados de mascates. Porém, não sei porque motivo, foi trabalhar em uma cidade em Santa Catarina, onde morou em um hotel, que infelizmente durante a noite sofreu um incêndio, sendo uma das vítimas  fatais do episódio. Ná época era usado o telegrama como meio de comunicação entre as cidades e a familia surpresa recebeu a seguinte informação: lamemntamos informar que Assad morreu queimado! Até hoje guardamos o documento original recebido, com a triste e trágica notícia do falecimento do meu avô Assad. Triste mas interessante: Assad morreu queimado.

Herivelto Miguel Tavares  01 jun.2023

Ninoca - Foto arquivo facebock 
















O Divã do Jekiti é uma coluna publicada no Blog Palavradobo, com causos e histórias contadas pelos frequentadores do Jekiti, lugar de convivência social – ponto de ônibus com dois cafés em Antonina. As conversas-histórias são gravadas, subscritas e postadas pelo editor do blog. 
Em breve será publicado em livro físico. Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.