segunda-feira, 24 de junho de 2024

AGUARDEM: DIA 30 DE JUNHO, TERA INÍCIO O 1º FESTIVAL DE INVERNO DA UFPR, EM ANTONINA.

 

AGUARDEM: DIA 30 DE JUNHO, TERA INÍCIO O 1º FESTIVAL DE INVERNO DA UFPR, EM ANTONINA.

Esse foi o anúncio publicado em vários jornais e emissoras de televisão de Curitiba. No início do mês de junho de 1991.

O Festival (com letra maiúscula mesmo), evento e projeto, inspirado nos encontros mineiros, veio para suprir demandas de produção e reflexão das artes junto as comunidades, então envolvidas, a cidade sede e a universidade.

Inicialmente concebido e formatado dentro de uma realidade política das crescentes dificuldades da instituição e da própria cidade. Abriram-se os muros da instituição e projetou a cidade, como polo histórico e cultural. Foi tudo muito planejado, diminuto e qualificado.

“Acabamos fazendo um festival pequeno, despretensioso, que sirva d embrião para o próximo, daí com mais estrutura e mais tempo para planejar.”  Fala da professora Marcia Simões – Coordenadora de Cultura e do Festival, em entrevista para o jornal Correio de Notícias, 1991.

O festival aconteceu de 30 de junho a 07 de julho de 1991. Ofertou aproximadamente, 22 oficinas, 05 minicursos, 07 palestras, 04 oficinas ao público infantil e 13 espetáculos. A abertura ocorreu as 10h – domingo, 30, com a apresentação da Filarmônica Antoninense e com o Coral da UFPR. Assim nasceu o Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, em Antonina.

Solenidade de abertura do 1 Festival de Inverno da UFPR - 30 junho 1991.
Na foto: Prefeito Leopoldino de Abreu, Reitor Prof. Dr. Carlos Alberto Faraco e 
Prof. Dra. Marcia Kresten - Pro-Reitora de Extensão e Cultura 
foto: Eduardo Nascimento

O evento teve longa vida, cresceu, passou por avaliações, mudanças e a parceria permaneceu durante 32 anos, até 2022. Consegui furar a barreira da pandemia, com eventos on-line, mas seguiu a continuidade da missão inicial de mesclar os fazeres artísticos da universidade e da cidade.

Ano passado, até foram abertas as inscrições para ofertas de oficinas e espetáculos – instrumentos criados como forma de participação dos artistas, professores e produtores culturais. Mas, a instituição, creio, no meu entender, falhou ao não o realizar em época e período historicamente concebido, no inverno. Com isso, o tradicional projeto de extensão da UFPR, morre, antes de completar seus 33 anos.

 

Apresentação de Orquestra Juvenil da UFPR 1 jul 1991

Até o momento, a comunidade apenas lastima, mas, não obteve justificativas dos responsáveis pela universidade e pela cidade. Com isso, morre o Festival de Inverno da UFPR. Em 2023.

Eduardo Nascimento / Prof. Adjunto do Dep. de Design na UFPR, aposentado. Um dos idealizadores e coordenador do evento. Morador da cidade.

Ler: Como nasceu o Festival de Inverno da UFPR no livro "Antonina frag-men-tos", Nasximento, Eduardo, Ed. Insight, 2020.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.