segunda-feira, 17 de junho de 2024

OS 110 ANOS DO PAÇO MUNICIPAL

 

Os 110 anos do Paço Municipal – 1914/2024

Informação nunca é demais, principalmente para nossa comunidade que tem muita história, mas pouca historicidade.

Na minha caminhada matinal, sempre desperta atenção o estado de abandono do prédio da nossa prefeitura, aqui denominei de Paço Municipal.

Notei na desgastada sacada o seguinte letreiro: GOVERNO MUNICIPAL 1914. Isso me causou questionamentos, primeiro que poderíamos estar comemorando esta tão importante data, desde que a cultura fosse algo latente em nossos dias e dos governantes, mas, como deverá passar batido, fui aos meus diminutos alfarrábios, buscar informações sobre a data.

Constatei que, em 1914, (não encontrei referencias sobre dia e mes) a emblemática residência foi comprada do eminente Comendador Antônio Alves de Araújo, pelo então Prefeito Municipal, Antônio Ribeiro de Macedo – 1912/1916 (o mesmo empresário do Armazém Macedo), que após reformado e adaptado passou a sediar Câmara e Prefeitura Municipal. A construção do imóvel data da metade do século XIX construído pelo Coronel Líbero.

A residência, uma das mais imponentes da cidade, hospedou o Imperador D.Pedro II em sua segunda visita a Antonina, a 05 e 06 de junho de 1880.

 Hoje, encontra-se em situação de abandono, a espera de recursos do PAC das Cidades Históricas do Governo Federal/IPHAN, pois é parte de um rol de bens selecionados, que deveriam ser restaurados (Armazém Macedo, Igreja Bom Jesus do Saivá, Estação Ferroviária – já executados). O projeto de restauração do imóvel foi licitado, concluído e pago pelo Iphan-PR em 2016, e já deveria ter sido recuperado, quer com recursos do Governo Federal ou próprios do município.

O Paço Municipal, consta com uma placa de mármore afixada em sua fachada, comemorativa aos 44 anos da visita do imperador a nossa cidade. Fique atento a data, pois está escrito em algarismos romanos, e consta grave erro. O conhecido prédio da prfeitura - como é chamado, é marco importante da nossa história e precisa com urgencia de atenção e recuperação.

Salve!

Fonte: Nascimento, Eduardo. “Antonina Frag-men-tos” Ed Insight, 2020.  Diário de Antonio Ribeiro de Macedo – 1925.

Da série legado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.