O primeiro Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, foi realizado em Antonina no periodo de 30 de junho a 7 de julho de 1991.
O cartaz do primeiro festival foi elaborado por um estudante do curso de Desenho Industrial: Alexandre Costa.
Foto da inauguração oficial do primeiro festival pelos senhores: Leopoldino de Abreu/Prefeito Municipal; Reitor Carlos Alberto Faraco e Pró-Reitora Márcia Scholz de Andrade Kersten.
Espetáculo de abertura do festival com a Orquestra Juvenil da UFPR. A apresentação aconteceu às 10 horas da manhã.
"Despertava-nos a necessidade de se criar um projeto que viesse atender as aspirações do público universitário nas áreas do fazer e do refletir artístico e de romper com as tradicionais atividades localizadas de sala de aula, forte característica da instituição. Mas o projeto para ser marcante, precisava de novos ingredientes, de carácter contínuo, descentralizador, extencionista e comunitário, que reunisse os mais diversos fazeres artísticos, num envolvimento permanente, intenso e vibrante, de muita troca de criatividade. Isso se chama Festival"
Prof. Eduardo Nascimento
(texto extraído do livro: Festival de Inverno da UFPR, 11 Anos de Cultura, Arte e Cidadania. 2002)
Quando o solo, a semente e os semeadores se entendem, a árvore da bons frutos e boa sombra por muito tempo. Tenho dito.
Quando um filho nasce o pai se enche de orgulho.
ResponderExcluirE só passa uma coisa pela sua cabeça, ele vai crescer e se tornar uma pessoa valorosa com grandes qualidades e virtudes.
Com o passar dos anos, aquilo que você almejava para o seu filho vai acontecendo aos poucos, ano a ano ele fica mais bonito e forte.
É só alegria....
Até que um dia contra a sua vontade aquela força e beleza começaram a deixar de existir, como se algum tipo de droga estivesse corroendo a sua alma.
E você acaba se perguntando, o que está acontecendo com o meu filho que eu criei com tanto amor e carinho, que eu lutei e trabalhei tanto para que ele se desenvolvesse e se tornasse cada ano melhor.
Você tem a solução, mas não depende só da tua vontade, o seu filho também tem que querer voltar a ser um filho bonito e forte, como você sempre desejou...
EDUARDO
ResponderExcluirADOREI VER ESTA FOTO DA ABERTURA DO 1º FESTIVAL. LEMBRO-ME DOS PREPARATIVOS, POIS PARTICIPEI ATIVAMENTE DA ORGANIZAÇÃO PELA EQUIPE DA PMA.
ABRAÇOS
LUZIA
20 anos! Hoje posso contar para minha filha com muito orgulho que tambem participei da organização do I Festival pela equipe da PMA. Guardo com muito carinho os certificados de participação do I e II Festival. Parabens Antonina, Parabens UFPR e Parabens ao Professor Eduardo Nascimento, O idealizador desse grande projeto.
ResponderExcluirPô Mamed...que saudades. Lembra-se daquele Opala único e velho que a prefeitura tinha. Que empacava no meio da rua e a gente tinha que empurrar. Tempos dificeis mas a gente fazia com o maior "tesão". Valeu...Você faz parte desta história.
ResponderExcluirBó