segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PALAVRADOBÓ ANO DEZ

Em sete de fevereiro de 2002, editei o número zero do primeiro informativo online da cidade, intitulado AntoninaOnline-Palavradobó. A idéia era usar o meio para trocar informações e divulgar os acontecimentos da cidade. No ínicio, o informativo foi montado na plataforma PowerPoint e enviado aos amigos que faziam parte da minha diminuta lista. Com a continuidade o número foi aumentando e consegui ultrapassar mais de quinhentos endereços, dificultando o envio, pois o sinal ainda era discado, com provedores que limitavam o número de destinatário por envio. Foram editados cinqüenta informativos, até março de 2004, com mais de oitocentas matérias em duzentas e quarenta e oito páginas ilustradas por trezentas fotografias.
Em maio de 2006, selecionei alguns ensaios publicados no meio eletrônico e transformei em livro impresso “ Crônicas da Capela”. No intuito de informar uma outra parcela de leitores, algumas matérias foram publicadas no jornal “ACHO” que sobreviveu um pequeno período entre maio de 2002 a março de 2005.
Em 2006, com a advento dos blogs, simplesmente adaptei minhas crônicas ao novo meio e coloquei no ar o : www.palavradobo.blig.ig.com.br . Em janeiro de 2009, mudei novamente de endereço, por considerar uma plataforma mais ágil e rápida, a qual permaneço até hoje: www.palavradobo.blogspot.com

Os primeiros escritos:

07 fev 2002 - Alô pessoal. Não agüento mais somente ficar olhando as crianças e as belas paisagens da nossa cidade. “Tava” louco para escrever alguma coisa. Mas infelizmente Antonina não tem um jornal ou coisa parecida, para que as pessoas possam expressar as suas opiniões. Apesar de não ter muitas habilidades para o verbal, vou tentar com essas palavras passar algumas sensações vivenciadas.
Nos anos 70 e 80, escrevi no jornal O Litoral, depois  O Antoninense. Em 82, fui colaborador do jornal Baiacusinho onde escrevia a coluna “baia”. Em 95 fiz uma sátira com O Veneno, semanal que teve vida curta com apenas 7 edições. Foi um show. Em 98, transformado em político e como presidente do partido, escrevi o Manifesto, que durou somente até as eleições presidenciais.
Antes de iniciar esta nova etapa, e sem nenhuma pretensão jornalística, revi alguns números dos citados veículos e percebi algo muito comum: a preocupação com a qualidade de vida da nossa cidade.

Em 15 de março de 1980, escrevi no O Litoral o seguinte:”Recebemos o calendário turístico Paraná 80, elaborado pela Paranatur. Notamos os poucos eventos realizados em Antonina, que consta somente da Festa de Agosto e do Festival de Bandas. Onde estão as promoções do Conselho de Cultura da prefeitura? Isso mostra a má imagem da administração. Ou será que realmente não acontecerá nada em Antonina? A certeza é a falta de pessoal competente na prefeitura que possa promover alguma coisa, é  uma tremenda má vontade ou pode ser até falta de tempo. Pois tem muita gente ganhando hora extra para não fazer nada”.
Passaram-se 20 anos e a matéria poderia ser publicada hoje. Continuamos a espera de dias melhores, convivendo com os mesmos problemas e em mãos de pessoas descomprometidas com a melhoria da cidade.

Processos, agressões e intimidações.
Neste pequeno e árduo caminho – pois é muito difícil manter atualizado um blog – senti na pele várias vezes, o preço da liberdade de expressão. Fui processado duas vezes e intimado a comparecer a Delegacia de Polícia, tudo armado pela camarilha de plantão. Em certas oportunidades, fui abordado e agredido por pessoas desinformadas e filhotes de políticos. Tudo com o único objetivo de me intimidar. Calar-me.
Mas, continuo vivo e saudável. Acreditando que é através da liberdade de expressão e do confronte de idéias que poderemos construir um mundo melhor para todos. Em todos os meus escritos, jamais ofendi alguém. Pois, quando cobro alguma coisa, me relato aos personagens ocupantes de cargos públicos.
Os blogs também foram de importância vital para os movimentos em prol da reforma da Escola Brasílio Machado: http://palavradobo.blogspot.com/2009/08/vale-pena-ler-de-novo.html  e acompanhou atentamente o desmanche e a reforma do Trapiche Municipal:http://palavradobo.blogspot.com/2009/12/trapiche-municipalacompanhe-historia.html.

Novos parceiros
Hoje não mais me sinto solitário, sinto-me altamente confortável, pois são dezenas de bloguistas em nossa cidade, exercendo seus direitos de opinar e jogar ao mundo suas crendices e verdades. Que viva a democracia e que a palavra continue sendo o princípio de tudo e de todos. Palavradobó. 

Um comentário:

  1. Da-lhe Bó, você é o cara que mata a cobra e mostra a cobra morta e o pau "que matou a cobra"!
    Vem, vamos embora
    Que esperar não é saber
    Quem sabe faz a hora
    Não espera acontecer...

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.