População e comércio de Morretes, Antonina, Guaratuba e Paranaguá se unem para atrair visitantes no feriado prolongado
Publicado Em 15/04/2011 | VANESSA PRATEANO E CAROLINA GABARDO BELO, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO
Com pontos turísticos em ordem, serviços essenciais restabelecidos e o acesso rodoviário liberado, os municípios do litoral do Paraná terão no feriado prolongado de Páscoa uma chance de recuperar a economia, fortemente abalada pelo desastre que atingiu a região entre os dias 11 e 12 de março. Os deslizamentos de terra e inundações atingiram principalmente as áreas rurais de Morretes, Antonina, Guaratuba e Paranaguá, mas foi o centro das cidades, onde se localizam o comércio e serviços, que mais sofreu os efeitos econômicos da catástrofe. Cerca de 90% do movimento caiu. Os demais municípios, como Pontal do Paraná e Matinhos, também foram prejudicados pelo receio do turista em descer a serra.
Por isso, o feriado de quatro dias é esperado com ansiedade pelas associações comerciais e a preocupação com a falta de visitantes tem levado a população a realizar reuniões para discutir como atrair os turistas. Em Antonina, a Igreja Católica convocou um encontro com o prefeito e moradores para discutir um plano emergencial para a cidade. “O objetivo é, antes de tudo, resgatar a imagem da nossa cidade. O curitibano tem a impressão de que a cidade está arrasada, mas ela já voltou à normalidade, e tem condições de receber os turistas”, diz um dos articuladores da reunião, o professor Mário de Castro. As propostas devem ser divulgadas até o início da próxima semana.
“As cidades estão esperando pelos turistas”, reforça a dona da Pousada das Laranjeiras em Antonina, Elisabete Fátima Carraro, que durante todo o mês não recebeu novos hóspedes e ainda teve de devolver o dinheiro de reservas antecipadas. A área de hotelaria foi até mais afetada do que os restaurantes, uma vez que, mesmo após a retomada do serviço de trem para passageiros e do acesso rodoviário, o turista ainda não desceu a serra para pernoitar no litoral.
Proprietário do Restaurante Ponte Velha, em Morretes, Joaquim de Souza Júnior lembra que a vinda do turista é importante para que funcionários dos estabelecimentos comerciais, muitos deles afetados diretamente pela chuva, voltem a ter renda. Desde as chuvas, ele teve de dispensar 25 dos 30 empregados que trabalham no local durante o fim de semana. O restaurante, que já chegou a atender 500 pessoas simultaneamente, hoje não recebe mais do que 100 no final de semana. O proprietário espera que os turistas venham e vejam que o centro histórico não foi afetado. “Estamos prontos, só falta o pessoal chegar”, diz.
Trem é esperança
No feriado, a principal aposta do comércio é no trem de passageiros, que faz o trajeto entre Curitiba e Paranaguá, com parada em Morretes. No último fim de semana, a retomada do serviço, que estava interrompido desde 12 de março, levou cerca de 600 passageiros, dos quais cerca de 450 ficaram em Morretes e o restante seguiu para Paranaguá. No primeiro domingo com o trem operando, já foi possível sentir a diferença, de acordo com comerciantes. A dona do Restaurante Olimpo, Carmen Maria dos Santos, conta que o trem é fundamental para a sobrevivência do comércio, já que, sem ele, a mensagem passada ao turista é ruim. “O trem é muito divulgado não só aqui no Paraná, mas também lá fora. Se ele não vem, o turista, mesmo aquele que vem de carro, fica com receio”, avalia.
Promoção premia clientes em Morretes
Até a próxima quarta-feira, véspera do feriado, quem descer para Morretes pode solicitar a alguns estabelecimentos a participação na promoção “Morretes em dobro”. A estratégia, criada para atrair os turistas, premia o cliente que levar um acompanhante a um restaurante, que só paga por uma refeição. A campanha também vale para hotéis, pousadas e para um dos pacotes da Serra Verde Express, que opera o trem de passageiros entre Curitiba e Paranaguá. No total, são 25 empresas participantes.
Nos demais municípios, a Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur) está retomando a campanha “Visite e viva o litoral o Paraná”, que oferece descontos em 58 empresas das sete cidades litorâneas. Para participar, o turista deve retirar nos postos do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) às margens da BR-277 um passaporte a ser apresentado nas lojas em questão, discriminadas no folheto. A promoção vale até novembro de 2011, para todos os dias da semana, exceto feriados. A expectativa do presidente da Adetur, Carlos César Gnata, é movimentar até R$ 80 milhões até o fim do ano.
N.E.Blog: os grifos são meus.
A terra do faz de conta!!!
ResponderExcluirFaz de conta que existe espírito de coletividade...
Faz de conta que existe envolvimento...
Faz de conta que existe respeito entre as pessoas...
Faz de conta que existe ética...
Faz de conta que não se olha só para o próprio umbigo...
Faz de conta que não existe hipocrisia...
Faz de conta que tudo o que é prometido é cumprido...
Faz de conta que os amigos são simplesmente amigos...
Faz de conta que não é da minha, da sua, da nossa conta...
Faz de conta...