...TEMOS MAIS QUE ELOGIAR.
O primeiro festival gastronômico Antonina Weekend , realizado neste final de semana foi um sucesso. Apesar da iniciativa partir de um grupo sem muita experiência na área, soube com inteligência pedir auxílio para profissionais que não brincam em serviço.
A campanha ficou a cargo da TheGetz, agência de publicidade de Curitiba comandada pelo Maurício Ramos.
O evento faz parte da campanha “Viva + Antonina”, mobilização da sociedade civil liderada pela comunidade católica.
Os visitantes puderam contar com pratos preparados pelos mais importantes chef de cozinha de Curitiba, entre eles: Geraldine Miraglia, Manu Buffara, Celso Freire, Paulino da Costa, Marco Araújo e Ricardo Filizolla.
Se a proposta era exatamente atrair novamente os turistas para a cidade, através da nossa diversidade gastronômica, conseguiram com muito êxito. Pois os donos dos restaurantes participantes – e os outros também – viram suas mesas lotadas durante todo o tempo de funcionamento, almoço e jantar no sábado e almoço no domingo.
Gostaria ainda de destacar, que boa parte dos turistas chegaram por aqui no sábado, ocupando boa parte dos leitos dos nossos hotéis e pousadas, complementando a performance da proposta.
A cidade voltou a oxigenar melhor as cabeças e os corações dos eternos raivosos e pessimistas e mais uma vez provou – principalmente aos políticos de plantão – que quando a proposta é feita por pessoas bem intencionadas, com foco dirigido e profissionalismo, tem tudo para dar certo. Parabéns a todos!
CINEMA NA RUA
Ontem realmente vivemos bons momentos culturais do tamanho da alma da nossa importante e “abandonada” cidade. Além da energia positiva da alma dos profissionais da gastronomia que trabalharam com arte nas cozinhas do ANTONINA WEEKEND, às 19h vivemos um momento de “CINEMA PARADISE”. Na rua Dr. Carlos Gomes da Costa – em frente ao Theatro – foi montado um cinema ao ar-livre. Um telão e centenas de cadeiras foram disponibilizados a platéia que lotou o local e soube apreciar um pouco da nossa própria história e identidade, para assistir a estréia do curta metragem “Quatro hinos e uma Antonina só” de autoria da advogada Tânia Silva. O documentário faz parte de um projeto pessoal da autora e diretora, selecionado pelo Instituto Marlin Brasil – Revelando os Brasis – patrocinado pela Petrobrás com aval da Secretaria do Audiovisual do MINC.
Este tipo de acontecimento mais uma vez vem reforçar a tese que a cidade tem tudo para se desenvolver através de ações voltadas ao turismo cultural (o Plano Diretor já prevê isso). Mas é preciso a aplicação de políticas públicas para estabelecer melhorias das mais diversas, principalmente nos equipamentos urbanos, na instrumentação democrática de participação social e no incentivo das ações da iniciativa privada. Novamente pudemos contar com mais uma iniciativa pessoal, atropelando os gargalos paralíticos da máquina pública. A resposta da comunidade foi total.
É somente através da cultura que iremos resgatar nossa identidade e construir nosso futuro. Tenho dito (...faz tempo).
Parabéns aos idealizadores do ANTONINA WEEKEND",voltada a gastronomia,e reforço que o Turismo é a"bomba para oxigenar o comércio em nossa cidade",claro,com uma boa sinalizaçã,cidade limpa e serviços(extra/afins)disponíveis.Com a volta dos turistas abre-se vagas para empregos,e consequentementes as exigências em capacitação.
ResponderExcluirPor isso "Exploremos o turismo,e não o TURISTA".;