segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

ELEIÇÕES 2020...QUEM SE HABILITA?

Imagem meramente ilustrativa.

Faltando pouco menos de um ano para as eleições municipais, previstas a serem realizadas a 04 de outubro, a movimentação de prováveis candidaturas, já agita os ânimos locais.
O atual prefeito Zé Paulo, que desde seu primeiro dia de mandato, trabalha pensando tão somente na reeleição, aposta em sua performance de “cara obreiro” como carro chefe de sua campanha. E há de se reconhecer, que das últimas gestões – lamentáveis - esta seja a que menos ruim se apresenta.
Mas não custa nada voltar um pouco a história eleitoral recente, que nenhum dos gestores conseguiram se reeleger, nem Kleber, nem Canduca e muito menos o João Domero. Aliás, os dois últimos, devido seus altos índices de rejeição, sequer conseguiram apoio para se candidatar. Após o advento da reeleição, somente a Mônica conseguiu tal façanha, se elegendo em 1996, e reeleita em 2000. Mas, a própria, nas últimas eleições não convenceu o eleitorado e acumula três derrotas consecutivas.

O que tudo indica é que novamente teremos um embate, entre o atual prefeito Zé Paulo e a ex-prefeita e eterna candidata Munira Peluzo- Mônica. Uma verdadeira batalha no “tapetão judiciário” travada pelas duas pré-candidaturas, poderá mudar totalmente o rumo da eleição. No caso Mônica por ter suas contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores e no caso Zé Paulo, por estar respondendo por vários processos de improbidade administrativa, denunciados pelo MP, que se julgados, poderá absolve-lo, como também poderá condená-lo e afasta-lo do embate.
No momento estas são as duas prováveis pré-candidaturas. Mas ainda poderemos contar com candidatos que concorreram as eleições de 2014... Mas, não creio que atinjam seus objetivos. A não ser que haja novidades.

O que dá pra perceber é que a comunidade está ávida à uma NOVA candidatura. Alguém com credibilidade – quando digo credibilidade, é que tenha um considerável leque de realizações na comunidade- com ideias novas e principalmente com compromisso com a cidade. Que possa constituir um grupo competente e especializado nas áreas da administração pública. Eleições aqui se ganha em 90 dias...Quem se habilita?

No âmbito das eleições proporcionais, para eleger vereadores, a novidade é que não haverá mais coligações partidárias. Cada partido deverá eleger seus candidatos, ficando as coligações somente para as eleições majoritárias, ou seja, pra prefeito e vice.

A dança nem começou, mas é bom preparar os tamancos e a rabeca, pois haverá muito barulho e ranger de dentes. Vamos aguardar.

Calendário eleitoral
04 de maio 2020 – prazo para os eleitores transferirem ou retirarem seus títulos;
20 de julho a 05 de agosto – período para realização da convenções partidárias;
31 de agosto – início da propaganda eleitoral;
03 de outubro – último dia para divulgação de propaganda política em jornal e internet;
04 de outubro – Dia das eleições.

Um comentário:

  1. Esse negociao da reeleição foi a maior picaretagem do legado FHC. Aí que os políticos voltaram a se unir numa só causa: poder e grana.D do FHC, Lula, Dilma, Bolsonaro já diz que quer também , os governadores dos 26 estados, prefeitos e vereadores. Todos se unem para suas reeleicoes. Uma pergunta para os candidatos. Vc é a favor da reeleição?

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.