Primeiro logotipo |
(texto editado em 07 fev.2011)
Em sete de fevereiro de 2002, editei o número zero do primeiro informativo online da cidade, intitulado AntoninaOnline-Palavradobó. A idéia era usar o meio para trocar informações e divulgar os acontecimentos da cidade. No ínicio, o informativo foi montado na plataforma PowerPoint e enviado aos amigos que faziam parte da minha diminuta lista. Com a continuidade o número foi aumentando e consegui ultrapassar mais de quinhentos endereços, dificultando o envio, pois o sinal ainda era discado, com provedores que limitavam o número de destinatário por envio. Foram editados cinqüenta informativos, até março de 2004, com mais de oitocentas matérias em duzentas e quarenta e oito páginas ilustradas por trezentas fotografias.
Em maio de 2006, selecionei alguns ensaios publicados no meio eletrônico e transformei em livro impresso “ Crônicas da Capela”. No intuito de informar uma outra parcela de leitores, algumas matérias foram publicadas no jornal “ACHO” que sobreviveu um pequeno período entre maio de 2002 a março de 2005.
Em 2006, com a advento dos blogs, simplesmente adaptei minhas crônicas ao novo meio e coloquei no ar o : www.palavradobo.blig.ig.com.br . Em janeiro de 2009, mudei novamente de endereço, por considerar uma plataforma mais ágil e rápida, a qual permaneço até hoje:www.palavradobo.blogspot.com
Processos, agressões e intimidações.
Neste pequeno e árduo caminho – pois é muito difícil manter atualizado um blog – senti na pele várias vezes, o preço da liberdade de expressão. Fui processado duas vezes e intimado a comparecer a Delegacia de Polícia, tudo armado pela camarilha de plantão. Em certas oportunidades, fui abordado e agredido por pessoas desinformadas e filhotes de políticos. Tudo com o único objetivo de me intimidar. Calar-me.
Mas, continuo vivo e saudável. Acreditando que é através da liberdade de expressão e do confronte de idéias que poderemos construir um mundo melhor para todos. Em todos os meus escritos, jamais ofendi alguém. Pois, quando cobro alguma coisa, me relato aos personagens ocupantes de cargos públicos.
Os blogs também foram de importância vital para os movimentos em prol da reforma da Escola Brasílio Machado: http://palavradobo.blogspot.com/2009/08/vale-pena-ler-de-novo.html e acompanhou atentamente o desmanche e a reforma do Trapiche Municipal:http://palavradobo.blogspot.com/2009/12/trapiche-municipalacompanhe-historia.html.
Novos parceiros
Hoje não mais me sinto solitário, sinto-me altamente confortável, pois são dezenas de bloguistas em nossa cidade, exercendo seus direitos de opinar e jogar ao mundo suas crendices e verdades. Que viva a democracia e que a palavra continue sendo o princípio de tudo e de todos. Palavradobó.
P.S. Estão sendo selecionadas matérias postadas no período de 2005/2011 que fará parte da próxima edição de um livro de crônicas sobre a cidade. Planejado para ser lançado ainda nesse semestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente com responsabilidade e se identifique.